Busca
Levantamentos
-
Iniciativas e pesquisas ligadas ao campo da Ética Sonora
Laboratório de Ética Sonora (LABETS-UFPB)
Mais recentes
-
Música infantil: um estudo sobre a produção musical para criança no Brasil por meio da Educação Musical e dos Estudos da Infância
Tese de Doutorado de Anderson Carmo Carvalho (UNIRIO PPGM, 2022)
-
Grupo Música Nova da UFRJ: sua história e a utilização do trombone na criação e prática da música contemporânea no Rio de Janeiro.
Tese de Doutorado de João Luiz Fernandes Areias (UNIRIO PPGM, 2022)
-
Estágios Supervisionados Curriculares em Música: sentidos e percepções dos professores supervisores da Educação Básica
Tese de Doutorado de Alba Janes Lima (UNIRIO PPGM, 2022)
-
Ação e obra de três coletivos de mulheres músicas na cidade do Rio de Janeiro – análise feminista e decolonial
Tese de Doutorado de Marcela da Silva Velon (UNIRIO PPGM, 2022)
-
Aspectos interpretativos dos tratados de violino do século XVIII
Tese de Doutorado de Nichola Dittrich Viggiano (UNIRIO PPGM, 2022)
-
A clarineta como expressão de interculturalidades: um estudo de multicasos
Tese de Doutorado de Pedro Paes de Carvalho (UNIRIO PPGM, 2022)
No índice do Amplificar
A neo-narratividade na Abertura Baiana de Wellington Gomes
Comunicação oral de Rodrigo Garcia, Paulo Costa Lima (Congresso da ANPPOM, 2014)
O presente artigo propõe uma interpretação narrativa para a obra instrumental e orquestral Abertura Baiana (1994), de Wellington Gomes (1960), situando-a dentro do modelo de narratividade musical proposto por Almén (2008). Será empreendida a classificação da obra dentro dos arquétipos narrativos desenvolvidos e, por fim, uma breve análise dentro dos paradigmas propostos nos referenciais teóricos. Objetiva-se assim, uma conexão entre a discussão epistemológica deste conceito com o exercício da Análise.
Neo-narrativity in Wellington Gomes’ Abertura Baiana
The present paper proposes a narrative interpretation for the orchestral and instrumental piece Abertura Baiana (1994), by Wellington Gomes (1960), locating it inside the musical narrativity model purposed by Almén (2008). The classification of the piece will be made inside of built narrative archetypes and, at last, a brief analysis will be done based on proposed paradigms found in theorical referentials. The objective is achieve a connection between the epistemological discussion about that concept and the analysis exercise.